As aldeias do Território de Macau: a povoação de Cheok Ka - 桌家村

Há realmente muitos sítios escondidos, encantadores e semi-preservados em Macau, na Taipa e em Coloane.
Apesar de viver muito mais tempo na cidade, também vivi no campo durante a minha infância. Ou melhor, numa das minhas várias infâncias. Sou sim, perfeitamente adaptado à vida urbana mas, no fundo do meu ser, considero-me um rural.

Isto para dizer o quê? Para dizer que é sempre reconfortante para alguém como eu, encontrar ou encontrar-me no meio rural... e acabei de encontrar um na Taipa, mesmo aqui ao lado da residência.
Aventuro-me sempre pelas ruas, travessas ou locais menos frequentados, precisamente porque acredito que aí reside o genuino das coisas e das cidades. Foi o que fiz esta tarde.

Atraido pelo seu nome, tomei o Caminho das Hortas, mesmo por detrás do hotel New Century, paralelamente à Av. do Dr. Sun Yat Sen, e em poucos segundos, seguindo um velho muro de tijolos cinzentos, encontrei a povoação ou aldeia de Cheok Ka.
A povoação é caracterizada por um pequeno grupo de antigas habitações, tendo talvez uma ou duas estreitas ruas e alguns caminhos. Todo o aglomerado é cercado, por todos os lados, de numerosos prédios. Em vez de seguir em frente pelo Caminho da Povoação de Cheok Ka, resolvi virar à esquerda, em direcção à clinica psiquiátrica do Centro Hospitalar Conde S. Januário. Sobe-se por uma via nova, denominada Rua Tin Chon. Passamos por algumas pequenas hortas, algumas barracas e artesãos, e a rua volta a deixar revelando à esquerda, o pequeno mas muito encantador templo de Tin Hau (Tian Hou) e Kwan Tai (Guang Di), localizado entre algumas árvores, tendo à sua frente um pequeno pátio ensombrado. É um lugar muito agradável onde tenciono voltar.









O encantador desta povoação, mesmo que os seus habitantes sejam visivelmente gente pobre, reside no pequeno templo, nas hortas existentes, nas velhas habitações e na tranquilidade que lá permanece, apesar de nos encontrarmos no meio de prédios de habitações, um hotel, um casino, lojas e restaurantes, um lar de idosos (Lar São Luís Gonzaga) e perto de uma movimentada avenida. Um espaço rural escondido que quase parou no tempo. É simplesmente espantoso.

O Território de Macau guarda muitos recantos secretos com os seus segredos e valores que simbolizam a ligação do homem à natureza. É preciso ir a procura deles...!

1 comment:

Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén said...

É, justamente, esse não-sei-quê, difícil de entender, que me vem prendendo a esta terra...quando penso que já está tudo visto, logo descubro que há ainda um recanto por descobrir! Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar...