Na Taipa: outro restaurante português - 氹仔:另一家葡国餐厅


Ao passar hoje no corredor, a porta de um quarto estava aberta. Era de um estudante chinês que estava a pôr graxa aos sapatos. Na parede, junto à cama, estava um grande poster do líder Mao Zedong (Foto).


Uma coisa a que ainda não me habituei totalmente: ter que olhar para a direita antes de atravessar a rua. Aqui, o volante do carro está à direita e conduz-se do lado esquerdo... confuso... se pelo menos houvessem avisos escritos nas passadeiras como há na Inglaterra. Sempre seria mais seguro.

Domingo é inaugurado o irmão do hotel Lisboa, o Grand Lisboa. Mas só o rés-de-chão que corresponde ao casino, pois o hotel em si ainda está em obras. Talvez dê lá um salto.

Passei o dia a ler.
Neste momento estou a ler "Fête des fous et carnavals" de Jacques Heers... festa dos loucos... loucos... loucos...

Para quem é apreciador de fast food, como por exemplo a McDonald's, aqui vai uma informação. A única coisa que irão reconhecer no Mac aqui em Macau (penso que na China será o mesmo, mas depois confirmo) é o BigMac ou o Double Cheese (há também o cheese mas fora do destaque). São os únicos hamburgueres que há em semelhança com os de Portugal. Os restantes são adaptados ao sabor e preferência locais. Há uns de soja, de salsicha, de ovo, há muitos de galinha, mas muito diferentes dos de Portugal. Há outros cujo pão está recheado de sementes, etc., etc., etc. Mesmo as sobremesas são diferentes.
Obviamente que as bebidas são as mesmas, apesar de as achar mais doce. No entanto, cá não se vende cerveja.
Ah, outra dica: o "Mac funcionário" nunca pergunta, no momento do pedido, qual é a bebida que desejamos. Servem-nos automaticamente Coca-Cola. Por isso se quiserem beber outra coisa, não se esqueçam de o dizer quando fizerem o pedido.
Mais uma coisa, depois de comerem, não despejem os tabuleiros. Se o fizerem toda a gente achará estranho. Deixe-os em cima da mesa que logo depois um "Mac funcionário" há-de vir despeja-los... é assim.

Esta noite fui ter com o meu tal amigo que está em Macau em negócios. Fomos (ele, o seu sócio e eu) a um restaurante português aqui na Taipa, o "O Santos", situado na Rua do Cunha na Vila da Taipa.
É assim, uma vez lá dentro não há qualquer referência ao país onde realmente estamos. Alí, tudo é português! Alí, é a autêntica tasca portuguesa. Desde as mesas, às cadeiras, aos galhardetes, ao relógio de parede, aos ditados populares em azulejos, enfim... tudo.
Até mesmo a clientela, que eram só 4 homens, eram portuguessíssimos da ponta dos cabelos à ponta dos pés. Barrigudos, com o bigodão escuro, vestidos a motoristas...
O sr. Santos é alentejano.
Se procuram a autenticidade, então o "O Santos" é o sítio certo. Atenção, quando digo autêntico, quero mesmo dizer autêntico... preparem-se para ouvir o português vulgar: umas caralha*... por aqui, uns fod*...-se, por alí..., a conversa sobre as mulheres asiáticas que já "comeram" (e suas avaliações)... enfim, a tasca...
A comida é excelente, caseira e a média dos preços ronda os 65 MOP (+/- 6,5 Euros) tal como no "Boa Mesa" perto do largo do Leal Senado.
Enquanto, que o "Boa Mesa" tem uma boa apresentação e o espaço é bonito estéticamente falando, o "O Santos" não aposta na apresentação, mas mais na qualidade (gastronomicamente falando) e o espaço é a tasca portuguesa que não deixa de ter o seu charme. No "Boa Mesa" há chineses que lá comem. No "O Santos" não me parece.

Levei-os depois para um pub inglês situado no Largo do Camões mesmo ao lado do templo Pak Tai, sempre na Vila da Taipa.
O edifício de dois andares, é um antigo edifício de arquitectura europeia, totalmente renovado. O pub chama-se Old Taipa Tavern e é agradável no sentido em que é totalmente aberto para a Rua dos Negociantes e para o referido largo. Servem refeições no 2º andar e se tiverem vontade de beber uma Super Bock, é só pedir.

Loucos... Loucos... Loucos...

No comments: