Pantala Flavescens - 薄翅蜻蜓


Sábado à noite (24 de Fevereiro), estava a trabalhar ao computador quando o meu estado de "profunda concentração" foi interrompido por um zombido bastante forte.
Olhei de imediato para o lado de onde me parecia provir o son e, espantado (inicialmente meio assustado, confesso), deparo-me com um impressionante insecto que entrara por uma das janelas abertas do meu quarto, atraido pela luz.
Era uma espécie de libélula, uma Pantala Flavescens, um parente da Dragonfly, da família das libélulas (esta informação técnica obtive-a na biblioteca da universidade).

Digo impressionante, pois creio ter sido aquela a primeira vez que vi uma "libélula" deste tamanho e "porte".
Tenho como referência, as "demoiselles" (não sei o nome em português), da mesma espécie do que as Pantalas e Dragonflyes, mas mais finas, leves e de cor azulado ou esverdeado sobrevoando os riachos e rios à procura de insectos.
Esta tinha as suas asas de lado e não no prolongamento da cabeça como as "demoiselles", de cor escura (castanha) e mais "robusta". De resto, têm ambas as espécies um abdómen bastante alongado, olhos grandes e dois pares de asas semi-transparentes. Reparei também que, tanto as comuns libélulas como as Dragonfly têm um corpo composto em duas "partes" e um abdómen. A "minha" Pantala que cabeçeava frenética e incessantemente uma das lâmpadas do tecto, tinha apenas uma "parte" e o respectivo abdómen. Estes insectos são predadores e alimentam-se de insectos, nomeadamente dos mosquitos que daqui há nada irão infernizar a nossa vida. São portanto, bem vindos. No entanto, convicto de que ainda não havia mosquitos no meu quarto, achei que ela nada tinha a fazer aqui...

A primeira foto é da Pantala que me invadiu o quarto. Fiquem descansados: ela estava atordoada e não morta quando a fotografei. Como consegui tal proeza? Pura sorte...
Depois apanhei-a e atirei-a de volta para a rua.

A segunda foto é da colecção de insectos expostos na biblioteca da universidade (estes sim, mortos).
São todos os insectos que pertencem à mesma espécie e que podemos encontrar em Macau.

Na véspera, na minha casa de banho, vi também a 1ª barata deste ano... não tive tempo de a fotografar.
Apenas de lhe atirar com a sandália em cima. E lamento, mas não consegui atordoa-la...

1 comment:

Krapp said...

Gosto do teu blog. Abraço!!