Sugestão de leitura - 推荐图书

Esta tarde, na biblioteca da universidade, passei novamente os olhos por um livro que tinha já lido em Portugal, antes de chegar a Macau.
Ao folhea-lo de novo, apeteceu-me leu-lo outra vez, de tanto ter gostado dele.
Pensei "o XXX haveria de gostar deste livro" ou "tenho de oferecer este livro a YYY", e lembrei-me de uma coisa.
Porque não, de vez em quando, falar dalguns dos livros que tenho estado a ler no âmbito da minha tese, no meu blog?
Obviamente que a tendência será para serem livros ligados à minha investigação, visto que agora não me posso dar um luxo de desviar a minha leitura... Mas alguns deles são bem interessantes, bastante mesmo.
O suficiente para poderem ser lidos por qualquer um, a qualquer momento...

Então, para inaugurar este post de leitura, sugiro...:
"The boys from Macau: portugueses em Hong Kong" de Luis Andrade de Sá.
É um fascinante trabalho, de leitura fácil e direi mesmo apaixonante, sobre o importante contributo dos macaenses para a edificação e posterior desenvolvimento de Hong Kong, a partir de 1841.

Os britânicos recorreram aos "portugueses de Macau" e à sua experiência enquanto funcionários públicos; aos seus conhecimentos enquanto falantes de cantonense que também conheciam a cultura chinesa, entre outras qualidades, para criarem e "montarem" a administração pública inglesa bem como companhias comerciais (algumas delas tornar-se-ao muito importantes para a história de Hong Kong e seu desenvolvimento). Rapidamente, irão surgir os primeiros comerciantes e profissionais liberais macaenses que irão desenvolver o comércio, a banca ou ainda os meios de comunicação, por exemplo. Outros destacar-se-ao no desporto e representarão, em diversas ocasiões, Hong Kong em torneios e eventos desportivos.
Muitos deles mobilizar-se-ao até na própria defesa da ilha aquando da guerra com o Japão.
Refere também a "diferenciação" que começará a surgir entre os "portugueses de Macau" e os "portugueses de Hong Kong" e de que forma se irá reflectir em cada um deles.
Existe um certo enredo criado nalgumas páginas, provocando no leitor uma espécie de curiosidade sobre o que se irá seguir.
O livro é, naturalmente, muito mais do que acabo de escrever e, muito importante, não é um daqueles trabalhos com intensão ou o propósito de querer enaltecer a bravura de Portugal, o caracter dos portugueses e a essência lusa, etc, etc, etc... não, felizmente não.
É sim, uma obra que constata um facto histórico e que, obviamente pode ser discutível, mas não deixa por isso de ser muito interessante.

Um dos lugares onde poderão encontrar o livro é na Livraria Portuguesa.
Então, boa leitura!

SÁ, Luis Andrade de. The boys from Macau: portugueses em Hong Kong, Macau, Fundação Oriente e Instituto Cultural de Macau, 1999

1 comment:

Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén said...

Por lapso, respondi-TE no meu blog!ora aqui está o devido agradecimento: fartei-me de rir com o vídeo dos japonas!!! Obriigada e aparece! ;D