Seminário sobre a arquitectura de Macau (II) - 澳门建筑学研讨会 (II)

"Descaracterização do ambiente urbano ameaça “corredor histórico” de Macau.

O tráfego, a poluição e a descaracterização das fachadas dos edifícios são os problemas que afectam o “corredor histórico” de Macau, apontou o académico da Universidade do Sul de Yangtsé, Wu Yao. Académicos asiáticos e entidades locais estão a colaborar num projecto de melhoramento do património que culminará com a entrega de uma proposta ao Governo

O Governo deve resolver os problemas de excesso de tráfego, poluição sonora, insuficiência de acessos e descaracterização das fachadas e dos arruamentos para que o Centro Histórico de Macau corresponda aos padrões definidos pela Unesco. Este foi o “diagnóstico” sobre o ambiente urbano do património cultural da RAEM apresentado ontem pelo académico da Universidade do Sul de Yangtsé, Wu Yao.
(...)
O chamado “corredor histórico” que começa no Templo A-Má e termina no Jardim Luís de Camões deve ser alvo de um trabalho exaustivo de remodelação, defendeu Wu Yao, para quem há ainda todo um trabalho de “diminuição do tráfego e adequada sinalização das ruas” que deve ser considerado pelas autoridades locais.

“A maior parte desta área está muito deteriorada, descaracterizada, tem muitos problemas de acessibilidade e de tráfego, tornando-se muito desagradável para os turistas e para os habitantes locais”, sustentou o académico chinês, acrescentando ainda que “as fachadas dos edifícios devem ser melhoradas, pintadas e ornamentadas com bandeiras de cores vivas”.

Acompanhado da investigadora Zhu Rong, da mesma universidade chinesa, Wu Yao não deixou contudo de salientar que a influência mútua das culturas orientais e ocidentais contribuiu para a criação em Macau de um património histórico e cultural que ultrapassa o domínio material.

Além dos monumentos e dos edifícios, os espaços de convivência e da vida quotidiana conferem a Macau um “ambiente urbano muito rico e único”, destacou Wu Yao, ao defender que existe no território um culto da rua como espaço de interacção social.

“O património de Macau também inclui as estradas, as ruas, os largos. Estes espaços públicos abertos mostram a realidade e as tradições locais”, salientou, por sua vez, a docente da universidade chinesa, Zhu Rong. Prova disso, notou a docente, foi o facto de terem sido acrescentados aos 12 monumentos inicialmente incluidos na proposta de classificação de Macau na lista do Património Mundial da Humanidade da Unesco, mais 32 edifícios, ruas, becos, largos e jardins.
(...)"

In Jornal Tribuna de Macau, Alexandra Lages, Edição de 5ª feira dia 29 de Março de 2007
http://www.jtm.com.mo/news/20070329/03local_d07.htm

No comments: