A leitaria I Son - 义顺奶品店

Quem conhece Macau, conhece certamente a leitaria I Son, no Largo do Senado.
É fácil encontra-la pois tem como símbolo uma pequena vaca, que encima um dos arcos das arcadas…

A leitaria é muito famosa pelas suas sobremesas confeccionadas à base de leite, mas também pelos pequenos almoços e pelas suas “costeletas de porco no pão”. Como ainda não provei o prato em questão, falarei apenas das sobremesas.
Há para todos os gostos. Mencionando apenas algumas, há diferentes “pudins” de leite quentes ou frios, com chocolate, ovos (uma delícia!), fruta ou sumo de gengibre. Há leite aquecido duas vezes, criando assim uma camada de nata que, para os amantes da nata do leite como eu, é simplesmente divinal.

A casa, com mais de 100 anos, é bem pequena, sendo frequente termos que esperar por uma mesa livre.

Há pouco mais de um mês, estive aí com um casal amigo macaense. Enquanto cada um de nós saboreava a sua sobremesa, disseram-me uma coisa muito interessante. No tempo dos pais deles, o proprietário guardava uma vaca no quintal que existia nas traseiras da leitaria. O homem ordenhava-a diariamente para fazer as suas sobremesas e já na altura a leitaria era bastante famosa. Isso reporta-nos para o início do século XX.
Como não sabia disso, fiquei surpreendido e creio que isso pode ser a razão do símbolo da leitaria.

Se nunca lá foram e tiverem tempo, dêem lá um salto. E se a casa estiver cheia, esperem um pouco, pois nunca será por muito tempo.

Esta é a minha primeira sugestão do mês.

No comments: