A Febre Dengue - 登革热

Registou-se, há uma semana, o primeiro caso de febre dengue deste ano, em Macau.

Mais uma vez alerta-se para o facto de Macau viver um período de alto risco para o surto de dengue, devendo os residentes retirar a água estagnada no interior e exterior das casas, bem como tomar as medidas adequadas para prevenir a proliferação do mosquito.
Lá para o fim deste mês, os Serviços de Saúde vão realizar uma pesquisa sobre a proliferação de mosquitos nos domicílios.

Gostava também que as entidades competentes dessem uma voltinha pela obras, os ferro-velhos e os muitos terrenos abandonados da Taipa e Coloane. Pois se todos nós residentes (e “não residentes”) devemos redobrar esforços e ser responsáveis, o Governo também.

Na foto ao lado, o “Aedes Albopictus” (se não estou enganado), o mosquito que transmite a Febre Dengue, e que, ao que parece, se encontra com alguma frequência em Macau, conhecido pelo Tigre Asiático. Este, "apanhado" no meu quarto, já não ameaça ninguém, pois levou com uma sandália encima!
Para além do incómodo e doenças que esta espécie transmite, devo confessar que este mosquito é muito mais bonito do que os que se encontram na Europa...

No comments: