Os aterros - 填海区









Alguns dos aterros em Macau não cumprem com as normas essenciais e básicas que garantem a segurança de todas as infraestruturas que os integram.
Por exemplo, o tempo de espera necessário para que o aterro assente não é cumprido, o que leva a graves problemas públicos, passado algum tempo.
O Galaxy/StarWorld é o caso mais falado, pois terá de ser deslocado para outro sítio, dentro de 7 anos, ao que parece. Localizado num aterro junto ao Nape, o edifício está a inclinar-se e acabará por ser demolido.








Nalguns edifícios podem ver-se o intervalo existente entre o prédio e a rua que abateu. Alguns comerciantes viram-se obrigados a construir 3 degraus à entrada das suas lojas para poderem entrar!
Faz-se o que se pode, desde a refazer o passeio, a cimentar as falhas, a construir degraus, a reconstruir a estrada que também abate...

Fui ver uma obra em Coloane, perto da central eléctrica com um amigo meu.
Mostrou-me a estrada que fecharam ao trânsito por se ter tornado demasiada perigosa devido a um abatimento.
Quando por lá passamos, estavam já a "emendar" o grande "degrau" que dividiu praticamente a estrada em dois...

3 comments:

Personagem said...

Acabei de descobrir o seu exelente blog com relatos muito interessantes sobre a sua estadia em Macau, pelo que me encontro verdadeiramente fascinado.
O que gostaria saber e penso que os leitores mais assíduos também qual era o verdadeiro motivo da sua estadia em Macau, o que nos ajudaria a percepcionar melhor as suas crónicas.
Continue o exelente trabalho.

Cumprimentos,
Fábio Cruz

Cyrano said...

Viva! Antes de tudo, obrigado pelas suas palavras.

Não há nenhum "verdadeiro” mas sim um "único” motivo para cá estar, e não penso que seja assim tão relevante. Mas, também não é nenhum segredo.
Estou cá enquanto estudante com o objectivo de terminar um mestrado na área das ciências sociais.
No entanto, a minha paixão pelo território de Macau é uma questão unicamente pessoal e não deriva de qualquer profissão ou formação que eu possa ter. Deriva de um acumulado de conhecimentos que fui adquirindo ao longo de alguns anos bem como da minha relação com as pessoas de cá. A 1ª vez que cá estive em 2001 reforçou e consolidou em mim essa paixão.

É esse fascínio que quero aqui transmitir.
Macau não é só casinos e não se vê num só dia.
Macau é também as suas gentes e a sua riqueza vai mais além das somas astronómicas que o Território arrecada todos os anos com o jogo: é uma riqueza cultural, social, geográfica, sensorial e experimental.

Se nunca cá esteve, desafio-o a vir! Vai ver que não se vai arrepender...
Espero que o blog continue a cativá-lo.
Mais uma vez, muito obrigado!

Personagem said...

Fico agradecido pela sua resposta a minha curiosiadade. Sem dúvida que 1 dia irei visitar essa bela terra, pelo que me encontro a tirar 1 licenciatura em turismo e sem dúvida que a visita a macau me poderia enriquecer muito tanto a nível económico como diz mas também cultural.
Desejo-lhe muita sorte para os seus estudos.

Cumprimentos,
Fábio cruz