Vida real - 真实生活

Hoje está um bonito dia de chuva.
Macau fica com um charme peculiar debaixo de água e eu gosto dela assim (também gosto dela assim).
Fui esta manhã ao Serviço de Migração para saber do meu pedido de prorrogação excepcional de permanência, pois na próxima 6ª feira (dia 27) termina o prazo do meu visto de turista.
Saí da residência de T-shirt e sem guarda-chuva mas com a esperança que me haveria de safar das ameaçadoras nuvens cinzentas... enganei-me. Mal me encontrava a meio da ponte da Amizade começou a chover e, apesar dos meus esforços para me abrigar, tanto em Macau, mas sobretudo na Taipa, no regresso, apanhei uma "molhe" descomunal.
Mas, valeu a pena, porque... obtive a prorrogação! O que quer dizer que estou autorizado a permanecer neste Território até finais de Fevereiro de 2008! E depois logo se vê...

Na 5ª feira passada fiquei de "plantão" na livraria Bloom. Apenas para ajudar, pois naquele dia não havia ninguém para garantir a abertura da loja. Para lá ir, evitei a sempre atulhada, barulhenta e confusa avenida de Almeida Ribeiro para me introduzir nas travessas e ruelas de que tanto gosto, que saiem do mercado de S. Domingos em direcção ao Largo do Pagode do Bazar, onde se situa a Bloom.
Mesmo junto ao largo, na rua de 5 de Outubro, encontra-se a casa de chá Tai Long Fong, onde praticamente todas as tardes se pode ouvir ópera chinesa ao vivo. Nesse dia não tive tempo, mas no mês passado, passei por lá... e por lá fiquei.
Para quem não conhece, vale a pena lá ir, sentar-se, beber um chá, ouvir a senhora cantar e observar a reacçao da "plateia"... é simplesmente delicioso.

Já agora, quando terminarem de beber o chá, sugiro que dêem um salto ao bonito templo de Hong Kung, no referido largo.
Depois, do outro lado do largo, encontrarão a livraria Bloom, a "livraria vermelha", como gosto de lhe chamar, onde poderão igualmente sentar-se, folhear um livro (e já agora, comprar um!) e ouvir música... outro "delicioso" espaço...



Depois, sugiro que se dirigem ao Beco da Pinga, "junto" à rua das Estalagens, para saborear outra delícia, um óptimo "chao min" (炒面, em chinês mandarim "Chao Mian"). A foto desse prato está no post "Gastronomia chinesa (II)".



Para terminar, convido-os a visitar o Beco da Ostra, alí perto, "junto" à rua do Teatro. Encontrarão um espaço aberto, simples mas tranquilo e com um pequeno templo. Com sorte, poderão encontrar um grupo de pessoas a jogarem MahJong (麻将, em chinês mandarim "Majiang") num dos cantos do beco.
Aproveitem para ver e "ouvir" este tradicional e bem amado jogo chinês...

Boa caminhada!

1 comment:

Leocardo said...

Eis-me! Já tinha conhecimento do seu blog, bastante interessante por sinal. Pode-me contactar em leocardoemmacau@yahoo.com