Ópera chinesa (ópera de Guangdong) - 戏曲 (粤剧)

Que óptima surpresa!
Sábado à noite (20 de Abril), resolvi jantar na vila da Taipa, para variar e distrair-me um pouco. Não podia ter sido melhor!

Resolvi seguir pela rua de Fernão Mendes Pinto que gosto muito de ver à noite. A rua estreita, que passa pela fábrica de panchões Iec Long, fica com um particular encanto de noite, iluminada do lado esquerdo por bonitos candeeiros que dão um ambiente amarelado e muito acolhedor à rua.
Á medida que me ia aproximando do Largo de Camões, comecei a ouvir música chinesa e alguns cantores que me fizeram ir àquele lugar.
Mesmo en frente ao templo de Bei Di, estava montado um palco e uma tenda bem grande, de bambu e lona, onde se estava a realizar uma tradicional ópera chinesa, esta de Guangdong!
Não podia acreditar... fiquei encantado!


A ópera chinesa de Guangdong é uma categoria de ópera chinesa, com as suas próprias características.
Pelo que fiquei a saber, existem dois tipos de ópera de Guangdong: a do tipo "Wu" (武) que é de artes marciais e a do tipo "Wen" (文), mais poética e mais literária.
Como nesta não houve acrobacias nem artes marciais, deduzo que seria a do último tipo.




A peça, sempre acompanhada de música tradicional chinesa, foi dividida em várias cenas, sendo que em cada uma delas, mudavam as personagens bem como o próprio cenário.
Na foto ao lado, alguns actores estão a preparar-se para entrar em cena.



Neste tipo de ópera, os vestidos e adereços são lindíssimos e os actores muito elegantes. Algumas da personagens usavam grandes penas nos seus "chapeús" que graças ao movimento do corpo e da própria cabeça, traduziam a elegância e a delicadeza da personagem. As diferentes expressões facias e os gestos são incríveis e transmitem de uma forma única as emoções de cada uma delas.
Algumas mulheres usavam adereços que, com a luz, adquiriam um brilho multicolor que cativava qualquer pessoa.
O público, muito atento, reagia de diversas formas. Ora muito calado, ora rindo.



Após cerca de duas horas e meia, a ópera, promovida pela Comissão Organizadora Associação de Moradores da Taipa, terminou. Em poucos segundos, a assistência desapareceu e o palco estava a ser desmontado com a ajuda dos próprios actores!
Eu, claro, fiquei e registei tudo...

No comments: