"P . 井"









Se nunca deram conta, não se sintam mal com isso, pois de facto este é um pequeno detalhe que passa despercebido a quase toda a gente. Quase todos...
Pois se houve uma coisa que me deixou intrigado neste Território (para além de tantas outras, confesso), foi uma pequena sinalética que podemos encontrar por cima das portas de alguns antigos edifícios: "P.井" ou "P井".

Se já tinham reparado, mas nunca tinham pensado no significado de tal indicação, aqui vai o que "descobri".

Macau era, no século XIX, frequentemente assolada por incêndios. Na época, o Território não tinha meios eficientes nem suficientes para combater os quase sempre devassaladores fogos.
Os "bombeiros" da altura, eram os chamados aguadeiros, homens cujo tarefa era levar água aos domicílios ou vendê-la na rua.
Estes tinham também como obrigação, acudirem aos incêndios sempre que um deflagrasse.
Para facilitar a tarefa e torna-la mais rápida e eficiente, o Governo de Macau determina, em 1868, que todas as lojas do bazar chinês (onde muitos dos fogos se iniciavam), que tivessem poços, colocassem uma tabuleta com a palavra "poço", afim de informar os aguadeiros onde poderiam buscar água e combater o fogo.

Em 1875 esta medida foi adoptada por toda a cidade, chinesa e cristã. Todas as habitações ou lojas com poços no seu interior, ou nos seus quintais, colocaram as tabuletas à entrada de casa. No entanto, alguns proprietários sentiam a sua segurança e privacidade ameaçada pelo que as retiraram.
Foi em 1883, após outro incêndio de grandes proporções, que a Administração decide publicar um Edital obrigando a substituição das tabuletas por uma sinalética "P", de "poço" e o respectivo caracter em chinês "井", "jing" em mandarim, que significa precisamente "poço".

Apesar de restarem muito poucas, ainda podemos encontrar algumas habitações ou lojas antigas que mantém este interessantíssimo pormenor. Mais um fascinante aspecto deste Território!
No entanto, por desconhecimento e por não ter mais utilidade, estas poucas sinaléticas deixarão de existir daqui poucos anos. Boa caminhada!








[Legenda das fotos, da esquerda para a direita:
Em cima: Rua Pedro Nolasco da Silva e Rua do Campo. Em baixo: Rua dos Cules e Rua dos Ervanários ]

2 comments:

Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén said...

muito interessante! bela investigação!

Cyrano said...

Olá 一個人! Há quanto tempo!
Muito obrigado pelo comentário.
Devo no entanto, dizer-te que eu apenas descobri a informação.
A investigação esteve a cargo de Isabel Nunes, cujo resultado publicou no seu livro "Vendilhões de Macau", editado em 1998, pelo Instituto Cultural de Macau.
Até logo!