Luis Gonzaga Gomes - 路易士·贡沙华·高美士

"Inho" Gomes como também era conhecido, é um dos grandes vultos de Macau pouco valorizado e relembrado, tanto por Macau como por Portugal, à semelhança de muito outros (nem todos necessariamente macaenses), mas que dedicaram parte da sua vida ao estudo das comunidades portuguesa e chinesa de Macau.

Luis Gonzaga Gomes, nasceu em Macau a 11 de Julho de 1907 e faleceu a 20 de Março de 1976.
Foi aluno do Liceu de Macau.
Em adulto exerceu vários e diversificados cargos dos quais destaco: vice-presidente do Leal Senado, secretário-geral do “Notícias de Macau”, administrador do jornal “Renascimento”.
Foi intérprete na Repartição Técnica do Expediente Sínico.

Foi igualmente professor e director da escola primária oficial “Pedro Nolasco da Silva”. Foi ainda director da Emissora de Macau e do Centro de Cultura Musical e Conservador do Museu Luís de Camões (actual Museu de Arte de Macau).

Autor duma vasta bibliografia, traduziu literatura chinesa para português como também publicou e traduziu livros para chinês.
Foi condecorado com a medalha do Infante D. Henrique e com a de Cavaleiro da Ordem das Palmas da França, pela sua acção cívica e cultural de Macau.

No passado dia 11 de Julho (dia em que se assinala o centenário do seu nascimento), Gonzaga Gomes foi "modestamente" homenageado.

Sem dúvida um dos grandes vultos de Macau.

No comments: