Vida académica - 大学生活

Esta semana assistiu-se ao regresso das férias de verão dos estudantes universitários do continente chinês.

Aqui na residência East Asia Hall, tem sido um constante "entre e sai"; táxis deixando os estudantes à porta do edifício, que carregando suas malas, atravessam o pátio interno, dirigindo-se para a recepção no intuito de fazer o check-in; o rolar das rodinhas das malas que ecoam nos corredores; a azáfama que se gera na referida recepção; o pessoal que trata de encaminhar os estudantes para os seus novos quartos; o chinês mandarim que se faz ouvir novamente nos elevadores e nos acessos à universidade; etc.

Neste novo semestre há ainda mais raparigas do que rapazes, pelo que o 12º andar, outrora reservado aos rapazes, passou a ser o das raparigas. Assim, no total são cerca de 160 quartos para os rapazes e 320 para as raparigas... tendo em conta que cada quarto contém dois estudantes, há cerca de 320 rapazes e 640 raparigas na residência... o dobro de raparigas...! O que, confesso, me agrada bastante...


Hoje e amanhã (30 e 31 de Agosto) são os dias de recepção aos caloiros provenientes do continente.
Ser-lhes-ao apresentada a universidade de Macau, receberão apoio para tratarem dos seus vistos de estudante, irão receber informação sobre as residências universitárias (são 3 ao todo), serviço de aconselhamento e irão conhecer a associação de estudantes.


A fase académica representa provavelmente o momento mais importante e marcante para a vida dos jovens chineses.
É aí que farão as amizades que se irão manter para toda a vida; é aí que conhecerão os seus namorados(as), com os(as) quais geralmente acabarão por casar; é nesta fase que irão viajar e conhecer novos lugares (na China e muito raramente fora da Ásia); é nesta fase que se divertirão, gozarão de uma certa liberdade e irão ter as melhores recordações e experiências das suas vidas.
Para muitos será também aí que, eventualmente, terão um contacto mais próximo com estrangeiros.


A universidade é assim muito importante para os chineses que a frequentam, como também o é para os pais.
Para estes, a passagem pela universidade irá proporcionar aos filhos a oportunidade de, mais tarde, poderem iniciar a sua vida profissional (e assim garantirem, aquando sua velhice, o seu próprio bem estar), mas também, a oportunidade para os seus filhos conhecerem a(o) sua(seu) futura(o) esposa/marido. Coisa muito importante por estas bandas.

Obviamente que também o é para nós, europeus (e não só), mas aqui essa importância adquire outras dimensões.

Para a próxima semana incia-se o novo (primeiro) semestre e tenho reparado que por cá a praxe é praticamente inexistente, ou pelo menos, nada tem a ver com aquela que, lamentavelmente, se pratica em Portugal ou no resto da Europa.

No comments: