Segunda-feira: 30 de Abril de 2007 - 星期一:2007年4月30日


Bem, após termos decidido onde jantar, rumamos para Macau.
Fomos para a rua da Pedra, perto da rua da Barca, alí mais ou menos na zona da rotunda Carlos da Maia (conhecida pela rotunda dos três candeeiros).
O restaurante (tasca), chamado Tung Lam Kei, é um local onde não prima a limpeza, mas para mim, isso não é problema. Desde que se olhe para onde andamos, está tudo bem.










Chega o chá à mesa juntamente com as taças, as tijelas, os pauzinhos, os copos e um pequeno alguidar.
Há um pequeno "ritual", antes de beber o chá ou de comer, que consiste em lavar o copo na tijela na qual despejamos o chá quente.
Em seguida, deita-se fora esse chá no alguidar.
Volta-se a encher a tijela para agora despejar o seu conteúdo nos pauzinhos, processo realizado no alguidar.
Desta forma é suposto termos limpo os copos, os pauzinhos e as tijelas. O alguidar é, em seguida, levado de volta pela empregada.

Pediu-se um delicioso "Da Bin Lou" (打边炉, a "fondue" chinesa já mencionada num post anterior. Em chinês mandarim diz-se "Huo Guo", 火锅). Diz-me a minha amiga, que aquele tipo de "hot pot" só se encontra em Macau.
Esta é outra variante (desconhecida) da gastronomia chinesa: a gastronomia chinesa de Macau.
Não imaginam o quanto delicioso foi! Este "Da Bin Lou" era essencialmente de marisco ao qual se acrescentou carnes e vegetais. O todo cozinhado numa água com malaguetas... uma delícia.










Findo o jantar, dirigímo-nos para a travessa Martinho Montenegro onde se encontra um velhote, que prepara, ao que parece, uma deliciosa iguaria: "ovos de chá".
O senhor, já com os seus 70 e tal anos, sofre de uma deformação física, mas encontra-se há já vários anos, sempre na mesma referida travessa, em pleno passeio, à noite, a preparar e a vender os seus ovos.
São ovos cozidos em chá ao qual se juntou ervas e sal, a que se chamam "Cha ieng Dang" (茶叶蛋, "Cha Ye Dan" em mandarim).

O senhor encontra-se quase todas as noites na mesma esquina, à mesma hora da noite: por volta das 22h30, onde permanece cerca de duas horas. É um homem calado, sem pressas que parece estar completamente alheio à enorme fila que se está a formar por todos aqueles que anseiam comer os seus ovos. Por vezes, à espera pode ser de uma hora!
Fiquei a saber que estes comerciantes vendem os seus "ovos de chá" apenas de noite. Ainda não descobri porquê.

Como já se fazia tarde, decidimos ir à leitaria Sam Leong, na rua da Restauração, mesmo alí perto da venda dos ovos, em vez de esperar na fila.
Fomos comer uma óptima sobremesa de leite fervido, coalhado ao qual se junta ovos e açucar. Come-se fresco e é, como disse, óptimo!
A leitaria é popular entre a população chinesa de Macau. A minha amiga, por exemplo, vai àquela leitaria desde criança, quando andava no desporto alí na zona.
Fazem vários tipos de sobremesa mas também alguns pratos como sopa de massas e sandes.

Foi uma óptima véspera de 1 de Maio.

No comments: