Grande Muralha-Serviços de Gestão e Segurança - 长城—保安物业管理有限公司


Os serviços de condomínio da Residência East Asia Hall (Residência da Ásia Oriental) da Universidade de Macau, estão assegurados pela Empresa Grande Muralha-Serviços de Gestão e Segurança de Propriedades, Lda. (长城—保安物业管理有限公司), desde 2005.



A empresa, propriedade de um português, é uma das empresas de Macau, que, no ramo da segurança, não paga muito bem os seus trabalhadores.
Os seguranças que aqui trabalham têm um horário de trabalho diário de 12 horas, trabalhando 7 dias por semana, “gozando” o direito a 4 dias de férias por ano. O salário ronda as 3000MOP, ou seja, cerca de 300 Euros. Não têm direito a benefícios nem a compensações.
Entre o turno do dia e o turno da noite, há 3 filipinos e cerca de 7 chineses (sendo um deles um elemento feminino). Ao todo, 10 seguranças para cerca de 900 e tal estudantes.

Eu pessoalmente, gosto bastante dos filipinos com quem converso bastante. Falam inglês, são simpáticos, animados e com sentido de humor.
Dou-me igualmente muito bem com o único elemento feminino, uma chinesa, que integra a equipa. Falamos também bastante, tendo-me tornado na pessoa com quem ela desabafa sobre a sua vida profissional e até mesmo amorosa, pedindo-me inclusivamente, conselhos.

Alguns deles queixam-se das suas condições de trabalho, mas todos reconhecem que ganham mais do que aquilo que ganhariam nas Filipinas ou no continente chinês.

O trabalho é muitas vezes ingrato, mal repartido, e, para piorar as coisas, as relações entre a equipa de segurança e a responsável/manager são péssimas. A pessoa em questão é de facto de difícil temperamento.

E é assim, em Macau como em qualquer parte do mundo.
Uns beneficiam dos frutos da árvore das patacas que cresce nos seus jardins, enquanto outros são explorados, podendo apenas regar a árvore dos primeiros...

No comments: