Campeonato de xadrês chinês 2007 - 2007街霸杯象棋赛









Decorreu este fim de semana, um campeonato local de xadrês chinês ("Xiangqi" em mandarim, 象棋) de 2007, em Macau (2007街霸杯象棋赛).
O evento, patrocinado pelo IACM, foi organizado por uma associação de caridade, a "Associação de Mútuo Auxílio de Moradores de Seis Vias Públicas, abrangendo a Rua dos Fatiões" (草维六街区坊众互助会) e o local escolhido foi a esquina entre a Travessa da Dorna e a Rua dos Ervanários, no bazar chinês.


O xadrês chinês joga-se mais depressa que o xadrês ocidental e recorre a um tabuleiro de 9 linhas de largura por 10 de comprimento.
Cada jogador tem 16 peças que são colocadas nas intercessões dessas linhas.
É assim composto uma grelha de 64 quadrados, separada à meio por um corredor (denominado de "rio"), criando dois lados distintos.
Há assim, o campo das peças vermelhas e o das peças pretas contendo, cada um deles, um palácio criado por um quadrado de 3 linhas por 3, ou seja, uma área composta por 4 quadrados. Cada um dos quadrados é dividido ao meio. Assim sendo, o palácio é composto por 8 triângulos.

O campeonato foi bastante animado, desde o primeiro ao último dia. Nele participaram jovens jogadores mas a maioria eram adultos e pessoas já mais velhas.

O campeonato que começou no sábado à tarde e terminou no domingo à tarde atribuiu 4 prémios: 1 terceiro lugar, 2 segundos lugares e 1 primeiro lugar.




Na foto, o vencedor do campeonato com o seu prémio.

No comments: